FESTA DE OXUM e YEMANJÁ – Fevereiro

Dia 02 de fevereiro comemora-se o dia de Oxum e Iemanjá, consideradas divindades para as religiões Umbanda e Candomblé. Todos os anos centenas de devotos dos terreiros e casas de santos se reúnem, às margens do Rio Grande, nas imediações do cais da cidade, para trazer suas oferendas à rainha das águas.  Valorizando este aspecto cultural e religioso, a Prefeitura de Barreiras, orienta aos filhos e filhas de santo a preservarem o rio através de presentes biodegradáveis. O tradicional cortejo fluvial no Rio Grande geralmente começa às 17h, onde as imagens de Oxum e Iemanjá são levadas até o cais da cidade. Lá os filhos e filhas de santo conduzem os andores até o altar montado na Praça Landulfo Alves e dando início as liturgias e rituais com música e dança.